terça-feira, 26 de maio de 2009

XV Semana Filosófica


Nós, humanos, nos reunimos em busca de algo que sustente a nossa própria existência, buscamos por justificativas para a vida e seus conflitos, seus interesses, suas buscas e suas verdades. Será que isso faz algum sentido?A razão , nos tempos modernos, parece já não ser a melhor resposta para as nossas perguntas, pois não preenche as lacunas do nosso existir. A religião, na modernidade, também não inspira mais a felicidade nem leva o ser humano ao encontro de si mesmo. A ciência, na qual depositamos muitas das nossas esperanças, tem sido duramente questionada. O que justifica, então, a experiência humana? A que (quem) devemos nos apegar? Estamos em busca do sentido, desesperadamente.Com o intuito de promover a discussão sobre temas pertinentes ao mundo contemporâneo, esta XV Semana Filosófica busca, através de palestras e mini-cursos, um olhar sobre o ponto mais complexo do homem: a existência e a busca do sentido da vida. O evento, organizado pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, em parceria com a PUC-MINAS, acontecerá de 26 a 29 de maio e contará com a participação dos professores das duas instituições envolvidas.

*Edson Silva - Estudante do 5º Periodo de Filosofia - ISTA.

PROGRAMAÇÃO

26 de maio

7h Abertura da semana - Auditório ISTA - Edson da Silva Santos – Est. 5º Filosofia ISTA
7h30 Narrar é interpretar-se - Auditório ISTA - Prof. Dr. Antônio Aurélio – PUC - Minas
9h Intervalo
9h30 Corpo sem órgãosAuditório do ISTAProf. Drª Neuza Beatriz Henriques

27 de maio

7h Apresentação Cultural: Eu (?) - Auditório do ISTA - Grupo de teatro do ISTA
7h30 O desafio do niilismo: O sentido da terra entre o trágico e o ascético - Auditório do ISTA Prof. Dr. Flávio Senra – PUC
9h Intervalo
9h30 mini-cursos
19h A atualidade da metafísica - Auditório 1/ prédio 4 – PUC Coração Eucarístico
Prof. Dr. Ibraim Victor Oliveira – PUC Minas

28 de maio

7h Curta metragem.: Trancado por Dentro - Auditório do ISTA - Direção: Arthur Fontes, 1989
7:30 – A libertação como projeto ético - Auditório do ISTA
Prof. Dr. Salustiano Alvarez Gomes – PUC -Minas
9h –Intervalo
9:30 – Mini-Cursos
19h O problema do sentido no pensamento oriental: O caso do Budismo - Auditório do ISTA Prof. Dr. Vicente Amancio de Oliveira – PUC - Minas

29 de maio

7h Apresentação cultural 3º ato da peça “Eles não usam Black Tie” de Gianfrancesco Guarnieri Grupo de Teatro da PUC
7:30 – O sentido da violência e a violência sem sentido: Relações Internacionais - Auditório do ISTA - Prof. Ms. Onofre dos Santos Filho – PUC-Minas
9h Intervalo
9h30 Suicídio: Ato final? - Auditório do ISTA - Profª. Msª. Renata Flecha – PUC – Minas


Informações:

ista@ista.edu.br - www.ista.edu.br - (31) 3419 - 2821 / (31) 3419 - 2807

quarta-feira, 20 de maio de 2009

NOTA da CPT de Minas Gerais à IMPRENSA e à SOCIEDADE

DESPEJO DE 04 ACAMPAMENTOS DE SEM TERRA DO MST NO SUL DE MG

Belo Horizonte, 19 de maio de 2009, às 01:00h.

Ontem, dia 18 de maio de 2009, a Polícia Militar de Minas Gerais, após vários dias de pressão e ameaças aos Sem Terra, despejou 98 famílias de Sem Terra do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – de quatro Acampamentos, no município de Campo do Meio, no Sul de Minas. Foram despejados os Sem Terra dos Acampamentos Sidney dias, Irmã Dorothy, Tiradentes e Rosa Luxemburgo.
Parte das famílias se refugiaram em outros acampamentos do MST no latifúndio da ex-Usina Ariadnópolis. A maioria foi acolhida no Assentamento 1º do Sul, na ex-fazenda Jatobá, um exemplo de reforma agrária. Após ser desapropriada, a ex-fazenda Jatobá, hoje, Assentamento 1º do Sul, recebeu 40 famílias de Sem Terra que, hoje, além do direito de acesso à terra e à dignidade, produzem 1600 sacas de café por ano, 1200 litros de leite por dia, dão proteção às matas e nascentes de água e geram mais 180 empregos diretos.
Segundo uma Nota da PM a tropa compreendia 210 policiais militares fortemente armados com revólveres, metralhadoras, helicóptero, cachorros, cavalaria, três UTIs móveis, carro do corpo de bombeiro, atirador de elite dezenas de policiais de operações especiais da Tropa de Choque). A cidade de Campo do Meio está sitiada pela polícia. Nunca se viu tamanho aparato policial na região aterrorizando o povo. Ninguém circula sem ser vistoriado. As lideranças do MST estão sendo perseguidas. Os policiais chegaram de forma truculenta. José Inocêncio, um Sem Terra, foi preso, porque insistiu em recolher um saco de mandioca para levar antes que o trator da polícia destruísse o mandiocal.
A polícia destruiu muitas plantações com patrola, trator, incendiando lavouras. Mataram cães das famílias Sem Terra com tiros.
O vereador de Campo do Meio, Camilo Lelis Fernandes, tentou entrar em um dos acampamentos para acompanhar de perto o despejo, mas foi impedido pela polícia.
Muitas crianças entregaram flores para os policiais e mostraram cartazes pedindo paz e apenas um pedacinho de terra. As crianças acabaram chorando muito juntamente com suas mães e avós, quando foram enxotadas de seus barracos e ao se verem cercadas por tamanho aparato bélico. Muitos Sem Terra se perguntavam: “Por vocês policiais não estão correndo atrás dos grandes bandidos que infernizam a vida do povo brasileiro? Deixem-nos em paz. Queremos viver em paz, plantar sementes e criar com dignidade nossos filhos.”
O povo Sem Terra está em estado de choque.
Confira, em anexo, fotos que falam por si.
Nós da Comissão Pastoral da Terá hipotecamos nossa irrestrita solidariedade aos Sem Terra do MST e, com indignação, repudiamos mais esta covarde ação contra a dignidade de centenas de camponeses empobrecidos. Lamentamos com veemência a truculência da Polícia e condenamos o Presidente Lula como o grande irresponsável pela não realização da Reforma agrária no nosso País. Lula dá bilhões para o agronegócio, enquanto asfixia cada vez mais a migalha de reforma agrária que acontecia na era FHC.
Os Sem Terra, para evitar mais um massacre, recuaram, mas jamais desistirão da luta, pois sabem muito bem que sem Reforma Agrária não haverá justiça social e nem sustentabilidade ecológica.
Laudo da EMATER atesta que só na área do Acampamento Tiradentes, entre tantas outras plantações, os Sem Terra estavam na iminência de colher cerca de 1800 sacos de feijão. O que justifica perder uma safra desse porte em tempos de crise alimentar?
Dezenas de acampados do MST estavam debaixo da lona preta há 11 anos nos acampamentos do grande latifúndio da ex-Usina Ariadnópolis, que não cumpre função social. Pela 6ª vez foram despejados, mas não desistirão da luta, enquanto não ver raiar no horizonte a verdadeira reforma agrária. Acusam os três poderes – Executivo (presidente Lula), Legislativo e Judiciário - por não realizar Reforma Agrária e por colocar as famílias Sem Terra na iminência de mais um massacre em Minas Gerais.

Para mais informações, contato com:
Silvinho, cel.: 035-91679619 ou com Marcos: cel.: 035-91869455

P/ Comissão Pastoral da Terra – CPT Minas
Frei Gilvander Luís Moreira, e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br
Cel.: 031 9162 7970 ou 031 3221 3055

quarta-feira, 13 de maio de 2009

"Quem não dá tudo de si não dá nada" Dom Luciano

Querido pessoal: neste último sábado estivemos reunidas/os na Obra Social São José, das Filhas de Jesus, gente das Congregações Cavanis, Redentoristas, Sagrado Coração de Maria, Vedrunas e Filhas de Jesus. Encontramo-nos com Sueli e um grupo de mulheres da OCUPAÇÃO DANDARA. O objetivo da reunião era aprofundar sobre a proposta educativa do MST. Sueli nos situou na caminhada histórica da ESCOLA ITINERANTE dentro dos assentamentos; falou-nos da contribuição e participação, desde o início, de Irmãs de várias Congregações, que tinham experiência em educação popular e da influência da pedagogia de Paulo Freire na parte metodólogica da proposta. Explicou-nos também os princípios que regem esta proposta.
As mulheres da Ocupação contaram-nos que fizeram um levantamento entre as famílias das necessidades e urgências que existem no campo educativo. Depois de conversarmos, refletimos que nossa ajuda pode caminhar nessas direções:
Há um grande número de jovens e adultos que VOLTARAM A SONHAR e desejam agora retomar os estudos que um dia tiveram que abandonar!
As crianças necessitam de reforço escolar e outros tipos de atividades que possam ocupá-las no período extra-escolar. (Há uma constatação: nas escolas da região as crianças da ocupação estão sendo tratadas com preconceito, por isso há a necessidade de se trabalhar a valorização e auto-estima da meninada!)
Com as mulheres também há um campo aberto para desenvolver oficinas e outras atividades culturais que sejam possíveis.
Já há pessoas da própria ocupação que se dispuseram a contribuir como educadores/as (faz parte da prática educativa que os educadores/as sejam do próprio assentamento). Refletimos que nossa contribuição pode ser SOMAR com nossa presença nessa organização, contribuindo com a COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, naquilo que nos seja possível!
Por isso convidamos a todas as Congregações que queiram inserir-se neste trabalho INTERCONGREGACIONAL, para a seguinte reunião:

REUNIÃO COM A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DANDARA
Dia: 17 de maio, próximo domingo, às 8 horas da manhã
Local: Ocupação Dandara
Contato: Ir. Rosário (9241-9092) ou Ir. Dedé (3458-4955)

Também está sendo desenvolvido um trabalho no campo da saúde e quem quiser ajudar, pode inserir-se. Aguardamos a comunicação de vocês!
Abraços, na alegria da Ressurreição, certeza da vitória da vida, sempre!
Rosário e Dedé - Comitê D. Luciano

quinta-feira, 7 de maio de 2009

7ª Arte - Sessões de Cinema Comentadas

Convite para 7ª ARTE - Sessões de Cinema Comentadas

no Instituto Santo Tomás de Aquino - ISTA

Segunda feita, dia 11 de maio, às 19:00h

FILME: "Obrigado por fumar''

Comentário da Profª. Fernanda Coelho (FEAD).

PARTICIPEM !!!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Prestação de Contas (Mês: Abril de 2009

Sobra do Mês de Março - R$ 4.127,3

Recursos repassados pelo ISTA (Mens.: 2ª. Parte JAN/FEV) - R$ 3.515,27 

Total - R$ 7642,62

 _________________________________________________

Gastos 

Material de escritório (Xerox) - R$ 25,02

Balas - R$ 28,86

Passeios de Turma - R$ 560,00 

Materiais de entretenimento (Bolas de Ping-Pong) - R$ 10,00

Conserto do Totó - R$ 130,00 

Total de Gastos - R$  753,88 

Saldo Positivo (Maio de 2009) - R$ 6.888,74

 

Responsáveis pela Tesouraria Gestão Koinonia. 

1º tesoureiro: Whesney Aparecido de Siqueira, OSA

2º tesoureiro: Cláudio Eduardo Cordeiro

 

Ajuda ao Comitê de Solidariedade

Companheiros do comitê de solidariedade, amigos e parceiros na caminhada de lutas com o povo,

 

Estamos ajeitando nosso comitê, e passadas estas primeiras semanas corridas e cheias de acontecimentos relacionados à Dandara, chegamos já a 20 dias de acampamento, 1084 barracos montados e 421 famílias na lista de espera. Já construímos coletivamente banheiros, hortas, estruturas de convívio, acessamos água e luz.

 

Além disso a cada dia consolidamos mais a organicidade do acampamento, com grupos de 50 famílias e casais de coordenadores, equipes de segurança, alimentação, imprensa e apoio jurídico. Os apoios de intervenção direta nas áreas de produção, educação, saúde, evangelização infantil e outros estão sendo programados para permitir que os parceiros contribuam com as famílias de forma prática.

 

Passamos muitos desafios, ameaças da construtora, noites sem dormir, tentativas imorais e ilegais de nos despejar, mas resistimos firmemente. Tudo com muita dificuldade e precariedade. Quem já nos visitou tem presenciado a dinâmica e o jeito Dandara de ser.

 

Temos recebido muita solidariedade, desde o apoio político expresso publicamente, a articulação com os poderes de estado para solucionar o impasse do terreno até a ajuda humanitária que é sempre bem vinda seja na forma do pão que alimenta ou da coberta que aquece.

 

Sentimos a necessidade de compartilhar com todos as demandas que permanecem, e as quais ordenamos para facilitar. O nosso intuito é orientar as ajudas, permitir que possam adquirir caráter mais estruturante em face ao novo momento que vivemos com a derrubada da liminar de despejo.

 

Também compartilhamos nossa agenda de atividades para as próximas semanas e chamamos todos à luta no dia do trabalhador. E pedimos a todos ajudem a divulgar nosso blog, que está sempre atualizado e com todas as informações sobre a ocupação. Acesse http://ocupacaodandara.blogspot.com/

 

 

PARA AJUDAR:

Dinheiro

é a maneira que dá mais autonomia para a coordenação utilizar conforme a dinâmica e necessidade de cada momento. Doação de qualquer quantia é bem-vinda.

Comunicação

precisamos montar nossa rádio-poste que ajudará na organização, formação e informação do acampamento. Como é muita gente, é necessário um instrumento que unifique a todos e ajude na mobilização interna. Estamos tendo de alugar carro de som para as assembléias e celebrações. Precisa poste, fiação, amplificador, mesa de som e auto-falantes.

Cobertura

a idéia é conseguir uma tenda de circo, lonas ou algo que possa ser usado como cobertura, de modo a que as atividades educativas, culturais, as assembléias e celebrações sejam dinamizadas e tenham proteção do tempo.

Materiais construção e de uso coletivo

Tudo é bem-vindo, desde telhas, madeiras, tijolos, fiação elétrica que vamos precisar bastante. Recebemos duas geladeiras que serão muito úteis. Pensamos de um dia ter uma cozinha coletiva então utensílios de cozinha (industriais) são muito bem vindos

Materiais secretaria e higiene

consome muito saco de lixo, papel, sabão, canetas, caderninhos para coordenadores, pastas.

Ajuda humanitária de modo geral

gêneros alimentícios, cobertores e roupas. Agora está chegando tempo frio temos de prevenir. Alimentos de preferência não-perecíveis.

Carta de apoio

pedimos a todos que assinem e divulgue. Já temos muitas assinaturas e podemos conseguir muitas para demonstrar a legitimidade da ocupação e o apoio da sociedade.