quarta-feira, 29 de abril de 2009

Juventude perdida

Os jovens estão perdidos. É o que ouço vez por outra em certas instancia, principalmente cristãs, e que concordo plenamente. Realmente a juventude está perdida!
A minha sorte é que, se nos basearmos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) no qual encontramos a definição de jovem que corresponde até a idade de 24 anos, posso considerar-me fora dessa fase. Ufa! Escapei por pouco! O problema é que eu não me sinto menos perdido.
A juventude está perdida. Não crê mais em Deus! Doutrinai-as! Só assim todos serão salvos, simples como num passe de mágica, não concordam?
A juventude está perdida, ou pelo menos parte dela. Não quer estudar! Como se diz: “não quer nada com a vida”. Se for assim, quando ela começar a buscar o conhecimento estará salva. Simples, o problema é a vontade.
A juventude está perdida. Não tem acesso aos bens de produção. Ups! Agora encontramos um grande problema. E agora José?! Não me peçam solução, pensem.
Penso que a juventude está perdida porque todos nós estamos. Ela herdou um mundo pós-moderno cheio de possibilidades e de inseguranças, com uma política neoliberal capitalista onde só vale quem tem capital, onde quem manda é quem tem muita grana e uma bomba atômica para estourar.
Porém, é dessa juventude, dita “perdida” que virá a salvação. Cabe a ela buscar novos caminhos. Porque só os perdidos conseguem encontrar soluções modernas. Eu espero que vocês estejam sempre perdidos das trilhas seguras do capitalismo, da paz imposta pela força das armas, da racionalidade irracional que produz o acúmulo à custa de devastações dos bens da terra enquanto outros passam fome e tantas misérias.
Bem aventurada a juventude perdida.


* Ronilson Lopes, Religioso Pavoniano, estudante do 3º Periodo de Filosofia - ISTA - BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário